"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ACORDAI, FILHAS DA GRANDE MÃE!


- Vai!...Vai!...Chegou a hora!

Vai unir-te às humilhadas filhas da noite, tuas irmãs! Ao som dos tambores do sangue ide acordar a Grande Mãe! Quebrai o vidro tumular em que o tirano coroado de louro aprisionou a sua augusta ira! Chegou a hora!
Libertai a fúria exilada nos cristais do seu sono milenar! Chegou a hora! Com o tirso do ódio excitai as matilhas do instinto! Lançai as ágeis cadelas de Lyssa aos calcanhares do déspota solar! Que o seu poder decline e o cadáver seja de novo oferecido à vingativa rapina das bacantes!

IN: A Madona de Natália Correia


Que a Grande Mãe agite,

a tocha das nuvens tempestuosas!
Que nos céus retumbe o trovão,
e como um touro furioso,
a terra vibre e salte loucamente.
Pelos montes, pelos vales,
as mulheres e as virgens corremos
e todas te imploramos:
Ó, desce sobre nós!
Desce, Samuha, deusa-deus bem amada
Ó tu, misteriosa soberana andrógina,
Nós te invocamos e te conjuramos:
Em nossa carne, encarna-te!

IN: Nefertiti e os Mistérios Sagrados do Egito - Chiang Sing

"Tu, que és parte de mim mesma, esqueceste o lugar que te gerou. Tomaste um rumo avesso e contrário e renegaste quem te criou.

"Eu sou Senhora do sangue sagrado. A meretriz dos sucos vaginais. Sou aquela que encarna o pecado e habita as grotas infernais. Fui eu que te dei o desejo que desenhei no teu corpo todos os riscos do sexo. Fui eu que te embalei nos braços e disse a todas que eras mulher. Sou eu que ainda te guio nos descaminhos que inventaste. Sou eu que sustento as violações de um corpo que mutilaste. Tu, que és parte de mim mesma, esqueceste o lugar que te gerou. Tomaste um rumo avesso e contrário e renegaste quem te criou. Mas tu és lua, mulher e loba, e serás assim até o instante final. Não serás ferida, porque és cura. Não será dor, porque és prazer. Não serás culpa, porque és vida. Não serás certeza, porque és abismo!"

Fragmento de texto retirado do livro:
A panela de Afrodite - Márcia Frazão


" Eu que Sou a beleza da verde terra e da branca lua sobre os mistérios das águas, chamo as vossas almas para que se ergam e venham a Mim Pois Sou Eu a alma da natureza que dá vida ao Universo.

De Mim procedem todas as coisas e a Mim têm de regressar.
Que o meu louvor esteja no coração jubiloso, pois vede, todos os actos de amor e prazer são ritos meus. E vós, que buscais conhecer-Me, sabei que o buscar e o ansiar não vos satisfarão, a não ser que conheçam o Mistério: pois aquilo que procuram, se não o encontrarem dentro de vós, jamais encontrarão ao vosso redor.
Porque vede, Estive convosco desde o início, e Sou aquilo que se atinge no fim de todos os desejos. "

Doreen Valiente

A EVOLUÇÃO DA MULHER


"A reivindicação de uma igualdade com o homem não é senão a manifestação de uma mentalidade de escravidão. E qualquer mulher que tenha contacto profundo com a sua feminilidade detesta esta posição. Ela não quer parecer-se com o homem. Ela está intimamente persuadida da perfeição do seu estatuto, da sua riqueza biológica e psíquica, da sua nobreza interior.
(…) A verdadeira realização começa com a afirmação de uma diferença não só biológica, mas espiritual."
*Femme Solaire - Paul Salomon

É um Sopro de Espiritualidade que falta às feministas na sua luta ainda e que sempre faltou. E é precisamente por isso o mais difícil de aceitar é que se torna tão difícil olhar para as mulheres dentro de uma perspectiva da Deusa. Rejeitando a ideia de religião e o domínio do deus-pater elas rejeitaram também qualquer transcendência em si mesmas...Sobretudo falando das mulheres portuguesas que só começaram a sua luta depois do 25 de Abril - embora tenhamos uma minoria de antes da “revolução e algumas referências de mulheres pioneiras que lhes serviram de base e inspiração. Afastaram-se assim da religião e do catolicismo que as oprimia, mas não viram outra via dentro do Sagrado. Nem sequer alguém se lembraria da Deusa nos anos 60 e 70 por cá…e muito pouco na Europa. (Não fiz nenhuma pesquisa e admito poder estar errada nesse aspecto)
Só muito recentemente (há cerca de 20 anos) as mulheres em Portugal se deixaram aqui e ali aliciar por alguns movimentos supostamente espirituais, por guias, mestres e astrólogos, dentro da perspectiva patriarcal, em que são sistematicamente votadas ao descrédito de forma subtil ou óbvia, e, no entanto, elas aceitam isso e são seguidoras fiéis desses mentores, como o eram dos padres e dos pais, irmãos e maridos…Sem qualquer consciência do feminino em si e do Poder da Mulher.
Ou então, no caso das feministas, ainda presas aos conceitos redutores do marxismo ou do pragmatismo ateísta, ainda que à sua maneira, elas não abdicam de um posicionamento político e militantista. Não há qualquer indício porém de movimentos ecológicos relacionados com o Sagrado Feminino em Portugal. As mulheres, presas ainda aos primeiros movimentos democráticos, dependentes dos partidos socialista ou comunista, que lhes deram cobertura paternalista, sempre dentro do modelo patriarcal, elas não enxergam a forma redutora como a História as tratou e os próprios políticos ainda hoje as tratam em Portugal. Continuam subservientes às ideologias ou filosofias dos homens, ou mesmo até paradoxalmente das mulheres que se salientaram dentro do Sistema (de ensino académico) - as variantes das Faces de Eva - antes ou depois da revolução de Abril, mas sempre dentro do pensamento racionalista, estritamente masculino, com uns laivos de feminino no meio. Claro que tudo isto está em oposição ao feminino essencial, mas o mais grave e absolutamente paradoxal é como elas não vêm que o velho Sistema jamais lhes daria um lugar que não fosse o “direito igual” ao dos homens: poligamia, fazer sexo livre, ir à guerra, ser polícia, bombeiro, ser deputada ou estivadora ou ser prostituta com estatuto legal...
Falta a essas feministas ou activistas um sopro de espiritualidade, que seria um sopro de alma que perderam na convicção dos seus direitos e igualdades...
Não venderam a alma ao diabo, como acusaram os padres as suas irmãs bruxas na idade média, não, mas desta vez elas venderam a alma por um estatuto de novas escravas. Iguais aos escravos, são as escravas da guerra, da produção, do consumo e da alienação global do ser sagrado, da natureza e dos animais, do seu ser interior, do ser com alma e coração.

Por tudo isso não vejo nem acredito em nenhum rasgo de evolução do SER MULHER pela sua participação activa na politica, nesta sociedade patrista, porque ela não implica de modo algum uma Consciência verdadeira, ontológica, bem pelo contrário. As mulheres continuam a ser o que sempre foram: objectos de consumo e de prazer ou procriadoras, para chegar agora ao mais aviltante que é serem “barrigas de aluguer” dos casais gays e inférteis. E as próprias feministas não se revoltam com isso, assim como nunca se revoltaram com a prostituição das mulheres, quando muito quiseram legalizar e dar direitos às prostitutas sem considerar o que havia de errado nessa condição e como se prende com toda a mulher essa questão…

O Feminino Sagrado, a Ecologia, como dimensão de uma consciência da vida também sagrada, é essa espiritualidade que falta à mulher e que mais não é do que a sua própria essência, a essência à qual devia ser fiel e servir para lá de todas as barreiras e que lhe foi negada pela história do Homem...Daí que as mulheres que pensam em termos eruditos ou filosóficos fazem-no também, na base do conhecimento racional e intelectual, numa perspectiva cerebral e nunca na base do conhecimento intuitivo emocional...

Falta à Mulher SER Mulher total para se tornar a Mulher iniciadora, a mulher oráculo, a mulher inspirada, instintiva, a mulher que sente o fogo da sua alma, a mulher fonte de amor que é a Amante e a Mãe da Vida, e essa é a única mulher que ainda pode salvar o Planeta da alienação e da miséria.
Essa seria a mulher verdadeira que devia antes de tudo erguer a sua voz, a Voz do oráculo que foi silenciada, condenada ao descrédito durante milénios, a voz do útero, o útero que lhe foi arrancado...as entranhas que lhe foram sugadas, o Voz do verdadeiro oráculo que lhe foi proibido pelas religiões patriarcais e pelos seus filósofos.

A Mulher para voltar a ser uma Mulher autêntica, devia Acordar em si Lilith, a Pítia, a Grande Serpente, a Medusa, a Bruxa, a Sacerdotisa, a Vidente...era essa a Mulher que devia acordar para acordar a Humanidade para resgatar o seu fogo sagrado, a sua origem cósmica!
Só essa Mulher fará a diferença!

ROSA LEONOR PEDRO

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SHEKINAH, A MÃE ETERNA...


Sejam teus mil nomes louvados por sempre, Rainha nossa, Divindade Imanente,
Rainha grande e Sagrada, no Céu e sobre a Terra.
A Ti, Shekinah, nossa Divina Mãe e Mãe de nossos pais e de nossas mães, de nossos avôs e nossas avós; cabe oferecer-te por sempre cânticos e louvor, adoração e melodia, aclamar teu poder e domínio, vitória, grandeza, fortaleza, glória, esplendor, santidade e soberania, bênções e agradecimentos a teu nome grande e sagrado, do mundo mais elevado ao mais baixo.
Tu és a Deusa, bendita tu és, Shekinah, Deusa Imanente, Grande Rainha enaltecida com louvores, Deusa à que cabe agradecer, Ama de maravilhas, Criadora de todas as almas, Soberana de todas as criaturas, que se deleita nos cânticos de louvor.
Tu és a única Rainha, a Vida de todos os mundos.
Bendita Tu és, Shekinah, nossa Divina Mãe, Rainha do Universo, que mora no céu, na terra e nos corações e nos úteros, que forma luz e cria escuridão, que faz a paz e cria todas a coisas…

(adaptação para a divindade feminina de uma prece do livro de orações da tradição judaica)


AS FILHAS DA TERRA


"NÃO TE APROXIMES DAS FILHAS DA TERRA"

Nós, Mulheres vivemos e aprendemos atráves dos tempos e das feridas, dos temores de nossas vidas, a desenvolver o poder da consciencia e a força da continuidade...Nossa ferida também é nossa unidade, uma ferida que se tornou amor e formou nossa irmandade...
Nossa vida é a luz na chama-coração da Deusa e nossos corpos por mais alterados pela vida são Seu santuário e conservam a sua imagem.
Somos as jovens mulheres que correm pelos campos, cheias de paixão...
Somos a as mães que trabalham no mundo, as mães que nutrem suas vidas e casas, que vivem sem ilusão
E por fim somos as sábias que conhecem os segredos da vida e da morte e cuja força é anterior aqueles que se fazem, e fazem milhares se curvar ante sua falsa luz e sua escoria, sua podridão...
Somos as mulheres de novo tempo, tentando desesperadamente curar a Terra Mãe tão ferida pela humanidade...
Somos as filhas sem lei, aquelas que foram apontadas na bíblia como as mulheres filhas da Terra...
Somos as clandestinas, as rebeldes, as negras, as brancas, as gordas e as magras, as exiladas...Somos também aquelas que se ocultam por detrás de malditas burcas de repressão...
Mas graças a Deusa e as forças da vida, somos antes de tudo...
Mulheres e amor
E amor, mesmo na dor
É amor....

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FRASES DE VIRGINIA WOOLF



Virginia Woolf (25 de janeiro de 1882, Londres, Inglaterra - 28 de março de 1941, Rio Ouse, Oeste de Sussex, Inglaterra); escritora inglesa.

Uma paixão tão completamente centrada em si recusa o resto do mundo tal como a água límpida e calma filtra todas as matérias estranhas.

As mulheres serviram todos estes séculos como espelhos possuindo o poder de refletir a figura do homem duas vezes maior que seu tamanho natural.


A verdade é que eu sempre gosto das mulheres. Gosto da falta de convencionalismo delas. Gosto da integridade delas. Gosto do anonimato delas.

Estas são as mudanças da alma. Eu não acredito em envelhecimento. Eu acredito em alterar para sempre o aspecto de alguém para a luz. Eis meu otimismo.

Como mulher eu não possuo país. Como mulher, meu país é o mundo todo.

A MÃE TERRA NÃO É APENAS TERRÍVEL...


AQUELA QUE TUDO PERDOA...

“A terra perdoa tudo. Ela é o centro imutável, o âmago tranquilo em volta do qual giram toda vida e movimento. Ela da base ao nosso ser, alimenta nosso corpos e nutre nossas almas. Mesmo quando a ferimos profundamente, a terra se cura e continua a gerar nosso sustento”.


"Na casa da lua" - Jason Elias e Katherine Ketchan
arte: Jean Kahui
TEMOS QUE CUIDAR DA TERRA E DISTRIBUIR SEUS RECURSOS IGUALITÁRIA E GENEROSAMENTE...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UMA CONVERSA ENTRE BRUXAS...

NA LAN HOUSE UM EVANGÉLICO SENTOU DO MEU LADO E LIA TUDO QUE ESCREVIA ....

e cantarolava uma daquelas intediantes musicas golpel...
Para não ouvir aquela velha ladainha coloquei está linda musica de Lisa Thiel enquanto conversava com uma amiga antiga com quem não falava a tempos...




Scarlett's -Não sei expressar-me por palavras. O que sou e sinto não é traduzível. Eu me expresso melhor pelo silêncio.

Scarlett's diz:
oie
Gaia Lil diz:
oi
como você está?
Scarlett's diz:
bem e vc?
me diz uma coisa
é seu o blog alta sacerdotisa?
Gaia Lil diz:
sim
escrevo nele a algum tempo
Scarlett's diz:
ta lindo
belissimoo
quando vi a palavra: Gaia..lembrei de vc automaticamente
Gaia Lil diz:
obrigada
Scarlett's diz:

amei os textos,as imagens
esta de parabens
Gaia Lil diz:
fazemos o que podemos em nome Dela
pena que o mundo não está preparado para a Mãe Divina
o patriarcado ainda estende suas garras
como se ouvesse uma unica forma de verdade sobre a terra
e todas as outras crenças fossem algo do demonio
Scarlett's diz:
concordo..
Gaia Lil diz:
é o tipo de mentalidade atrasada que levou milhares de mulheres a fogueira
.....
enfim mas cada qual com seu cada quem
um filho da Deusa jamais abandona seu caminho apesar das asversidades
adversidades
Scarlett's diz:
mas, da resistencia que sobrevivemos
Gaia Lil diz:
sim a capacidade de continuar no caminho apesar dos contrarios
essa talvez seja a beleza de qualquer caminhada espiritual
as pessoas deviam procurar serem mas fraternas
e aceitar as diferenças religiosas
utilizalas para nos unir
cada um segue a divindade que a em seu coração de uma maneira
é isso creio eu é a verdadeira sabedoria
Feminino e masculino podem coesistir
assim como duas três ou vinte religiões diferentes
é atráves da paz espiritual que chegamos a divindade
e não das lutas e discordias religiosas
rs
Scarlett's diz:
hum...
Gaia Lil diz:
foi um truque o que fiz agora
Scarlett's diz:
mas o ser humano precisa ser domado por algo maior
Gaia Lil diz:
tinha um evangelico ao meu lado
Scarlett's diz:
precisa de uma verdade unica
Gaia Lil diz:
ele estava lendo tudo que eu escrevia
acabou de sair
rs
Scarlett's diz:
e o q for contrario, diferente disso....
e o ruim, a aberração.
Gaia Lil diz:
é uma mentalidade deprimente não acha?
Scarlett's diz:
demais
Gaia Lil diz:
não permite que a divindade se manifeste de formas diferentes
limita e restringe os dons da Deusa
Scarlett's diz:
vejo pelo olhar dos outros qd ando com um livro de bruxaria, qd uso uma bota na cidade do calor, qd faço um agradecimento em nome da deusa...
vc falando disso..me vem a cabeça o imperio grego-humano
a expansão esmagadora do cristianismo
nada a ver com as palavras de Cristo
Gaia Lil diz:
sim
E o Cristo nasceu da Mãe como todos os homens
Scarlett's diz:
mas, naum dando o troco na mesma moeda q nos tornaremos melhores como eles
Gaia Lil diz:
e quando cheou a sua altura ela tambem teve de retornar a Ela
não dei o troco
Scarlett's diz:
eu sei disso,amore
Gaia Lil diz:
apenas usei de minhas habilidades
rs
sei
Scarlett's diz:
eu me refiro a muitos q acreditam na Mae e saem tb blasfemando quem tem uma crença contrario as suas de forma ofensiva
amei suas palavras
e sei que quem leu se calou
Gaia Lil diz:
tem gente boba fazendo bobagem no mundo e isso é tanto entre pagãos e cirstãos
rs
pois é
Scarlett's diz:
mas, sabemos de irmaos nossos que guerream de forma boba
e destrutiva
Gaia Lil diz:
sim
Scarlett's diz:
Amore..como esta vc? suas coisas? Suas conquistas?
Gaia Lil diz:
descobriremos o equilibrio
Eu vou bem
posso te pedir uma coisa
Scarlett's diz:
claro
Gaia Lil diz:
quero publicar esta conversa em meu blog
posso?
Scarlett's diz:
pode sim.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DESDE INÍCIO DOS TEMPOS...


“Criadora de todas as coisas, Protetora de todas as criaturas, Grande Mãe, que trouxe a vida pela Lei do amor e do caos criou a harmonia, ouça a minha prece, faça-me compreender o meu destino, perdoe as minhas falhas e sustente-me nas provações!”

“Senhora e Deusa, Rainha das cidades, Luz do mundo e do céu
Mãe com ventre abundante, Fonte de luz cujo poder é eterno
Senhora do céu e da Terra, Criadora e Protetora,
Que recebe nossas súplicas
Ouve nossas preces e rege nossos destinos;
Do Seu lado direito fica a justiça, do esquerdo a bondade
Do Seu Ser emana vida e bem estar, no Seu olhar brilha a compaixão,
Peço que olhe para mim e aceite minhas preces
Pois é Seu o Poder, a Magnificência, a Sabedoria, a Força
Que guiam e sustentam as mulheres que chamam o Seu sagrado nome”.

Preces gravadas em tabletes de argila encontradas em escavações na Suméria.



Me lembram vagamente as orações e poesias que eu mesma faço...e fazia antes mesmo de ler estas...

NESTE DIA E ANO ABENÇOADOS...


12 DE JANEIRO

Na Índia, comemorações de Besant Panchami, ou Dawat Puja, o festival de Sarasvati, deusa dos rios, das artes, dos escritos, do conhecimento e da criatividade. Diz a lenda que ela era rival de Lakshimi, a Deusa da riqueza. Assim, uma pessoa não podia ser abençoada pelas duas deusas, ou seja, não podia ter o talento e a prosperidade.
Na África, cultua-se Oddudua, a Grande Mãe, criadora da vida, Senhora da Terra e da natureza, regente da fertilidade e do amor.
Neste dia, celebrava-se em Roma, a festa da Compitália, louvando os deuses Lares, protetores dos lares e das casas.
Procure uma estatueta ou imagem do guardião do seu lar. Dê preferência àquelas confeccionadas em pedra, argila ou madeira. Cerque a imagem com pinhas, galhos de pinheiro ou eucalipto, chifres, ossos ou pêlo de animais. Acenda uma vela verde e um incenso de cedro e passe-os por três vezes ao redor da estatueta, no sentido horário. Comunique-se mentalmente com seu guardião e peça-lhe ajuda e proteção para sua casa, seus familiares e seus bens. Apresente o guardião para seu mentor espiritual, pedindo-lhe que abençoe e aceite-o para esta missão. Ofereça algo para seu guardião como agradecimento: comida, moedas, vinho, mel ou cristais.
Se você quiser homenagear a Deusa Sarasvati e invocar seus dons da expressão fluente e criativa para seu trabalho, limpe sua escrivaninha e seu computador, passando um incenso de sândalo sobre eles. Coloque ao lado flores, uma vela amarela e uma imagem da Deusa ou, então, escreva com tinta dourada seu nome. Entoe o mantra OM e visualize esta linda Deusa irradiando sua luz dourada sobre você e seu local de trabalho. Peça-lhe inspiração, conhecimento, criatividade e sucesso para seus projetos.

O MÊS DE JANEIRO

O primeiro mês, do atual calendário gregoriano, foi nomeado em homenagem ao casal divino divino Janus e Jana, ou Dianus e Diana, antigas divindades pré-latinas, tutelares dos princípios, das portas e entradas e dos começos de qualquer ação ou empreendimento. Governando o Sol e a Lua, Janus e Jana eram os primeiros invocados nas cerimônias, nos rituais e nas bênçãos de qualquer atividade. Com a chegada dos latinos, eles foram substituídos pelo casal divino de sua própria tradição, Júpiter e Juno. Ainda assim, o culto a Janus permaneceu, sendo sua bênção necessária para qualquer empreendimento autorizado por Júpiter.
Janus era considerado o deus do Sol e do dia, o guardião do Arco Celeste e de todas as portas e entradas, inventor das leis civis, das cerimônias religiosas e da cunhagem das moedas, que representavam-no como um deus com dois rostos, um virado para o passado e outro para o futuro. Os atributos de Jana foram assumidos por uma das manifestações da Deusa Juno, representada como uma deusa dupla, Antevorta (que olhava para trás e lembrava o passado) e Festvorta (que olhava para frente e detinha o poder da profecia).
Janeiro contém, em si, a semente de todos os potenciais do novo ano, mas também guarda os elementos, as lições e os resíduos do ano que o precedeu. Por isso, é um período adequado para nos livrarmos do velho e do ultrapassado em nossas e ocupações diárias, preparando planos e projetos para novas conquistas, mudanças e realizações.
Apesar das diferenças geográficas, climáticas, mitológicas e sociais, todas as antigas culturas tinham cerimônias específicas para fechar um velho ciclo e celebrar o início de outro.
Podemos usar, de uma forma mais moderna e pessoal, a antiga sabedoria ancestral, dedicando o mês de Janeiro à “renovação da terra” de nossa realidade material, recolhendo-nos e contemplando a colheita do ano que passou, preparando as sementes para os novos planos e projetos.

*informações extraídas do livro “ O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.
IN:
TEIA DE THEA

FEMINISTA SER OU NÃO SER EIS A QUESTÃO?



“As conexões com e entre as mulheres são as mais temíveis, mais problemáticas e as forças mais potencialmente transformadoras do planeta.”
(Adrienne Rich)

TUDO É INTER-LIGADO

“a Deusa era a Mãe mais-do-que-humana. Se for usado o termo Grande Mãe, deve ser entendido como a Grande Mãe Universal cujos poderes se difundem por toda a natureza, por toda a vida humana, por todo o mundo animal, por toda a vegetação" (Marija Gimbutas)


“Onde quer que o fanatismo antivital do princípio espiritual masculino seja dominante, o Feminino adquire uma feição negativa e perversa, precisamente em seu aspecto criador, mantenedor e intensificador de vida”.
(Catherine Despeaux)

"A mulher precisa de gritar a sua fúria para se libertar das grades morais, sociais e religiosas do Patriarcado." (Clarissa Pinkola Estes)

"Sempre fomos o que os homens disseram que nós éramos. Agora somos nós que vamos dizer o que somos."
(em As meninas de Lygia Fagundes Teles)

"Eu mesma nunca fui capaz de saber exatamente o que o feminismo é: apenas sei que as pessoas me chamam de feminista toda vez que expresso sentimentos que me diferenciam de um capacho de porta, ou de uma prostituta."
(Rebecca West)

"Tornei-me feminista como única alternativa
a ter que me tornar uma masoquista."
(Sally Kempton)


“A sabedoria tende a provocar discórdia, já a ignorância é quase sempre unânime..."
(Max Gehringer
)


Eu não tenho nem nunca tive certeza de ser feminista (ou do que significa ser feminista) mas de uma coisa eu tenho certeza, não me tornarei uma mera escrava, um joguete nas mãos do patriarcado...Se agir assim é ser feminista...Ora então o sou!

UM MUNDO COM HOMENS MAIS FEMININOS


Homens Matriarcais.

Na cultura da Deusa tem se falado, de fato e de direito é claro, muito sobre as mulheres no seu contexto do Sagrado Feminino. Muitos as vezes abordam tal tema de uma maneira tão separatista e sexista a ponto de tornar-se qualquer outra coisa, mas não o verdadeiro matriarcado. Obviamente que devemos, nós como homens, seres fálicos, reconhecer que há muito foi negado o poder da mulher. Mas essa negação não afetou somente as mulheres, mas afetou a noção geral do que é o feminino. Feminino não é só a noção de mulher como vulva, seios. Embora possamos nos lembrar só disso. O feminino é algo profundo e intuitivo. É a primeira noção do reconhecimento e começo da vida.
A vida se inicia e se faz dentro do feminino. Mas da maneira como a sociedade patriarcal trouxe uma noção separatista das coisas, tudo isso se deturpou a ponto de certas palavras ficarem tão irreconhecíveis quanto as vozes mentirosas ao que se pretende dizer com elas. Tudo isso afetou também a noção do ser Masculino, como filho daquele aspecto Feminino da Criação, chamado de nós por Deusa.
O masculino é um aspecto do Feminino, não o vejo como completementar, mas o vejo como um aspecto já que o feminino criativo abrange todas as noções de criação e suas infinitas formas.
Assim como a mulher sofreu pelas mãos do patriarcado, a maioria dos homens foram podados em seus sentimentos e sensações. Já que reconhecer o seu aspecto feminino é demonstrar tudo aquilo que é fraco e adminitir a toda uma sociedade falocrática um poder diferente do "pregado" pela maioria.
O homem tem seu primeiro contacto com a mulher, homens matriarcais existem a pencas por ai. Mas é claro que muitos não carregam essa noção no seu consciente mas as mostra em suas atitudes inconscientes. Algum deles foram corrompidos, como muitas mulheres também assim o forão. Como existem homens matriarcais também existem mulheres patriarcais.
O homem matriarcal é aquele que reconhece o seu poder feminino e sua integração com o mesmo. Ele é fálico, como o poder feminino também pode ser. Ele não precisa ser necessáriamente afeminado, mas se o for é tão natural quanto ser mais masculinizado. Pois note, até a questão de um homem ser mais feminino é inaceitável em nossa sociedade tamanho é o medo dela pelo o poder bruto existente nas fêmeas.
Tanto que, o gay que é mais masculino em padrões patriarcais é mais bem aceito do que aquele que é mais feminino. A sociedade grita, você pode ser gay mas não pode ser mulher. O problema não esta em ser gay, esta em ser feminino. Note isso! Você vai perceber uma conspiração terrível e um crime contra a vontade sem tamanho. E vemos mais notoriamente isso ainda nas lésbicas, uma lésbica feminina é bem aceita agora aquela que quer ser mais masculina não pode, jamais uma mulher pode agir como um homem. E se tentar agir é punida. Tudo por que a noção do que é ser realmente masculino se reduziu a noção do que é ter um pênis ou nascer sem ele. Esta ai toda a maneira separatista do patriarcado. Ou seja, aqueles que tem pênis reinam o que nasceram sem, bom se nasceram são abaixo, menos.
O poder do homem matriarcal não se resume somente ao seu falo, embora ele possa reconhecer os clicos da vida em seu pênis, tanto quanto a mulher pode reconhecer seus ciclos da vida em seu útero. Quando ele esta se excitando dizemos nascimento, rigido dizemos que esta na fase vida, gozo morte e novamente o renascimento através do sêmem. O pênis é uma extensão mutante do próprio orgão feminino. Tanto que a mulher pode conter o homem, mas o homem não pode conter a mulher. O homem matriarcal reconhece tal fato e sacraliza ele. Não o menospreza, ele sabe a importância do feminino dentro e fora de si. O feminino para ele é a ponte direta entre seu Self interior ao seu Self Divino. Ele vê sua própria imagem refletida no corpo da mulher e a mulher pode ver nele a sua própria imagem refletida nele. Isso é belo e profundo, mas não é de nenhuma maneira heteronormativa. Estamos falando de selfs internos, não como uma noção fixa de teorias Jungianas. Mas de uma noção não genitais. Sexo e sexualidade são coisa distintas!
Creio que precisamos trabalhar melhor essa noção do homem matriarcal tanto quanto devemos trabalhar a noção das mulheres matriarcais.
Cada vez mais homens e mulheres são punidos, por serem intuitivos, criativos, sensíveis e tantas outras qualidades consideradas degeneradas pela cultura do "Pai".
Creio que a primeira etapa disso é o reconhecimento do feminino, do sagrado feminino como a Deusa.
Acho esse um tema interessante a ser abordar pelo fato que muitos esquecem dele. Devemos criar mais ritos e liturgias nas quais os homens possam reconhecer a Deusa em si mesmos, sem deixar de ser o que querem. Mas reconhecer o feminino como princípio criativo de tudo.
O feminino é amplo, os maculino se tornou frágil e pequeno e não tem abrangência. O feminino sobreviveu sem a noção do "macho" mas o "macho" não pode sobreviver sem a noção da fêmea. Isso é ser um homem matriarcal, é reconhecer a divindade da Deusa como parte sua. O masculino que existe dentro do feminino abrangente jamais deixa de ser feminino.

Dyonisio Bacante.

IN:
O SUSSURRO DAS BACANTES ( BLOG ONDE TAMBÉM PUBLICO)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

UMA DIFERENÇA NÃO SÓ BIOLÓGICA MAS ESPIRITUAL


ACABAR COM A MENTALIDADE DE ESCRAVIDÃO
A MULHER...NEM INFERIOR NEM IGUAL...


"A reivindicação de uma igualdade com o homem não é senão a manifestação de uma mentalidade de escravidão. E qualquer mulher que tenha contacto profundo com a sua feminilidade detesta esta posição. Ela não quer parecer-se com o homem. Ela está intimamente persuadida da perfeição do seu estatuto, da sua riqueza biológica e psíquica, da sua nobreza interior.
Instintivamente ela prefere a paz à luta; menos teórica e mais concreta, menos afastada das realidades quotidianas, mais próxima dos oprimidos, mais compassiva, ela tem muitas coisas a oferecer pela sua maneira de pensar o mundo e os seus grandes problemas. Não melhor, mas diferente, ela tem uma das chaves. A mulher revoltada não passa de uma caricatura de si mesma, e tem de, o mais rapidamente possível, ultrapassar esse estádio. A armadilha seria continuar a patinar por muito mais tempo num círculo vicioso de oposição e ódio ao homem, cristalização que se encontro nos velhos casais. A verdadeira realização começa com a afirmação de uma diferença não só biológica, mas espiritual."

IN Femme Solaire - Paul Salomon
Publicada por Rosa Leonor em
MULHERES & DEUSAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MAYTREA, MÃE PRIMORDIAL

QUEM É MAYTREA?

SENHOR MAYTREA

Como Buda da Evolução para a Terra, ele mantém acesa a Chama Divina nos corações humanos
O termo buda, em sânscrito, significa "o iluminado". Na senda da evolução espiritual, essa palavra designa um altíssimo grau de consciência. O Senhor Maytrea foi instrutor do Mestre Jesus em sua missão como avatar e a Luz que guiou como os Reis Magos até o local de nascimento do Cristo.

Como Buda da Evolução para a Terra, mantém acesa a Chama Divina nos corações humanos. Ele irradia a Chama Rosa do Amor com nuances de Dourado e de Azul para o templo etérico de Shamballa, de onde é redistribuída ao planeta. Seu complemento divino, Mãe Kwan Yin, atua como buda da compaixão para a humanidade, concedendo misericórdia aos seres cujos ajustes cármicos são demasiadamente severos. O Senhor Maytrea atua também como Cristo Cósmico para toda a nossa galáxia, irradiando a Chama da Sabedoria e da Iluminação para todos os seus planetas e estrelas. Nessa função, em que representa o aspecto Deus-Filho, concede a Iniciação Solar aos Iluminados mais adiantados.

in: http://sofwhat-sowhat.blogspot.com/2006/07/acordai-o-advento-do-mestre-maytrea.html


MAYTREA É O DIVINO FEMININO DISFARÇADO PELOS MESTRES E MASCARADO SOB A FORMA DE UMA ENTIDADE MASCULINA PELO TEMOR INERENTE A GRANDE DEUSA.


No Inicio do Universo,
A Deusa estava só.
Dela nasceu o desejável
E tudo que tem energia.
Dela também os seres,
Que tinham como origem
O ovo, a água, o grão ou
A matriz;
Os vegetais, os animais
Dela também o homem.
É Ela que é a Energia
Suprema.

A Criação e a Grande Deusa. Bahvricha Upanishad. Citado por Gwanael Verez.


Essa Deusa criadora é que cria tudo e que tudo permeia. Quando a Humanidade está passando por períodos de trevas, ela toma forma humana e vem á Terra para ajudar a humanidade atravessar aquele período e destruir tudo de negativo que está acontecendo e gerar grandes transformações. Essas escrituras afirmam que a Mãe Primordial já veio a Terra por nove vezes e na próxima ela trará em si a forma tripla de poderes. Assim ela será Maytrea, ou seja, aquela que é três vezes Mãe.
Nas variadas culturas esses dois princípios- masculino e feminino- tomam seus nomes correspondentes: Ísis e Ossíris no Egito; Enlil e Isthar na Suméria, Dagda e Danu para os Celtas, Pangu et Newa na China, entre outras mais.
É dessa Adi Shakti que emana o mundo criado: das galáxias às micro-partículas. Lao-Tse4 escreveu:

“(...) o Mundo tem uma Origem, é a Mãe do Mundo” ( Tao Te-King). “As Teorias científicas atualmente colocam a energia como fonte e poder de toda à existência. (...)”.

Nos Vedas, essa concepção do Universo afirma que todos nós estamos interligados a essa energia cósmica transcendente imanente feminina. Entretanto, mantemos essa conexão fraca, pois temos individualidades separadas e consciência de que somos uma pessoa: eu, nome, identificação. Dessa forma, não temos consciência da unidade integradora. Aquela que quando atingida, nos manterá num nível de consciências de onde todas essas falsas identificações são eliminadas e passamos a ter uma nova visão da realidade através do Todo.
É essa conexão que todos os místicos procuram, através da realidade da experiência interior da unidade com o Si. Esse Si é essa conexão com a energia Divina Feminina, a Mãe Cósmica Universal, o Princípio Imanente e Transcendente. Essa conexão é chamada de Yoga ou religare.
Os místicos afirmam que as pessoas que têm esse Si despertado são dotadas de qualidades excepcionais, incomuns além da consciência do homem do dia-a-dia. Elas transcendem os lugares comuns, ao mesmo tempo em que as tornam-se deslocadas do seu meio e de seu tempo. Isto, porque elasdesenvolvem qualidades divinas que as movem de acordo com a ordem cósmica do Universo.
Ao olharmos para os grandes homens da humanidade: pensadores, artistas, cientistas, políticos que com suas ações e idéias revolucionaram a humanidade. Há um sutil questionamento: quem são eles afinal? Sócrates, Confúcio, Lao-Tse, Shakespeare, Van Gogh, Michelangelo, Goethe, Cervantes, Blake, Einstein, Jung, Georg Washington, Dante, Pascal, São Francisco de Assis, Eckart, Hesse entre outros. Alguns falaram sobre essa experiência energética e da busca do Infinito em suas Obras. Outros pintaram essa consciência luminosa e o ímpeto de evoluir. Outros ainda descreveram sobre essa interligação luminosa, como o caminho da energia interior a ser despertada, que quando desperta vai até o topo da cabeça e ali se estabelece e conecta-se com a energia cósmica da Mãe Primordial. Quando há essa conexão, a individualidade desaparece e essa pessoa atinge o estado de Supraconsciência que o retira do nível do pensamento comum. Esse é o retorno à Mãe Primordial que todos procuram.
Na história da humanidade esse símbolo da Mãe Sagrada, o Eterno Feminino é venerado e encontrado em quase todas as culturas. Essa Deusa Mãe vamos encontrá-la em Jung , O Arquétipo da Mãe, a Psique, o mistério da vida interior, vamos encontrar em Goethe em Fausto:

Tudo que é transitório é parábola.
Inacessível, aqui, torna-se realidade.
Aqui, o inefável é atingível,
A forma feminina eterna nos eleva.

Desde o Iluminismo, o homem moderno vive o mundo do racionalismo, da industrialização, da máquina, e, afastou-se do seu interior. Hoje em dia, predomina o racionalismo e o materialismo. Inclusive as religiões vivem em função do economicismo. Esse homem, ao mesmo tempo em que usufrui desses valores, quando ele volta para seu interior entra em choque e encontra um vazio, por isso, entra em crise e desequilibra-se e oscila entre luz e trevas da mente. Outrosainda, nem sequer dão-se conta desse vazio, vivem em função desse racionalismo, da velocidade e do efêmero.
Entretanto, ao olharmos para a história da evolução da humanidade em todas as culturas: “(...) foi à busca espiritual que elevou o homem ao seu mais alto nível de dignidade e criatividade e fez progredir as sociedades”.
Vejamos as contribuições de Confúcio, Lao-Tse para China, a Idade Média e as construções das catedrais, como ainda afirma Verez.
É comum em várias culturas a veneração do mito do Eterno Feminino, que segundo arqueólogos o “culto da Deusa”, remonta a tempos antigos, há mais de 20.0000 anos a.C. Foram achado vestígios destes cultos em estátuas e inscrições durante escavações em regiões entre a Índia e o Mediterrâneo e no sudeste da França, em cavernas que remontam ao Paleolítico. Essa Deusa manifesta-se sob variados aspectos em algumas culturas, na China como Kuan-Yin; Durga, na Índia; Atenas na Grécia; Isis, no Egito; Malta, na Sibéria e Virgem Maria, para os cristãos. Gwanael ainda cita:

"É a Deusa que faz o homem chegar a sua própria divindade, que é a contemplação de seu Espírito”.

Essas Deusas são associadas à serpente, que é a representação inconsciente da Kundalini para os hindus-que é a imagem do poder da Mãe.
Essa energia kundalini é o reflexo da Mãe cósmica no interior de cada ser humano. È uma energia potencial em estado latente, mas adormecida. Segundo os Upanishads10, ela é despertada na base do osso sacro, início da coluna vertebral e, quando despertada, ergue-se tal qual uma serpente em espiral e vai subindo ao longo da coluna vertebral, iluminando os centros de energias interior que contêm as qualidades “incomuns” ou “divinas” daquelas pessoas. Essa energia sobe até o topo da cabeça, numa região chamada fontanella e conecta-se com a energia da Mãe Primordial que permeia todo o Universo. A partir dessa experiência essa pessoas desenvolvem qualidades excepcionais. Essa Energia também é conhecida no Ocidente como o Caduceu de Mercúrio para os ocultistas e a pomba, para os cristãos. É esse princípio feminino presente em todas as culturas desde tempos imemoriais.

TEXTO COMPLETO E SITAÇÕES IN:

A Mãe Primordial em Demian de Hermann Hesse

- Maria Leuzimar França Cunha - UERJ

NOTA:

Com mulheres corajosas como Maria Leuzimar até mesmo os mestres da Luz tem de admitir que a Grande Mãe está sendo bem servida.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NESTE ANO QUE SE INICIA...


Pelas marcas de nossos corpos
E pela vida que criamos sob Teu corpo

Sob Ti, Ó Mãe, Ó Mulher Eterna...

Pelo leite de nossos corpos e almas que fluem pelos campos...

Pelas marcas e feridas nos nossos corpos

Que ainda assim mantém a Sua forma

E são milhares a Tua imagem...
Pelo amor que fazemos sobre os campos

Pelos nossos corações eternamente virgens
Pelos nossos corpos livres e jamais subjulgados...

Pela Nossa voz que unida é em Ti, Ó Mãe das Alturas...

E pelo nosso Poder que é a Sua benção sobre Terra

Que prevaleça a paz neste novo caminho que se inicia

Nas pegadas e nas marcas da vida...
Criamos a Deusa em Nós e a Deusa cria as Mulheres em Si.

Que Assim Seja