domingo, 29 de agosto de 2010

A PARTEIRA DIVINA



A Parteira Tradicional, Suely Carvalho conta sobre a herança das parteiras. Suely explica sobre a atuação da parteira tradicional que é baseada numa visão holística no caminho do Sagrado Feminino. Suely Carvalho é fundadora da ONG CAIS do Parto em Pernambuco que organiza iniciação para parteiras tradicionais.
IN: http://rodademulheresbh.blogspot.com/


"Servimos de parteiras às consciências umas das outras.”

"Devemos lembrar-nos como e quando cada uma de nós passou por uma experiência da Deusa, e se sentiu sarada e integral por causa desta. São momentos santos, sagrados, intemporais, embora por mais inefáveis que se possam revelar, sejam difíceis de reter em palavras. Mas, quando qualquer outra pessoa menciona uma experiência semelhante, isso pode evocar as sensações que voltam a captar a experiência; se bem que só aconteça se falarmos da nossa vivência pessoal. É por isso que necessitamos de palavras para os mistérios das mulheres, o que parece exigir que uma de cada vez explicite o que sabe - como tudo o mais que é de foro feminino. Servimos de parteiras às consciências umas das outras.”
(...)
IN TRAVESSIA PARA AVALON
De Jean Shinoda Bolen

O dom é assim, nasce com a gente. E não se pode dizer não"(Maria dos Santos Maciel, a Dorica, a mais velha parteira do Amapá), explica. "Parteira não tem escolha, é chamada nas horas mortas da noite para povoar o mundo." O espectro quase centenário é visto quando se navega pelos rios do Oiapoque iluminado apenas por uma lamparina. Viaja acompanhada da irmã Alexandrina, de 66 anos. "Mulher e floresta são uma coisa só", compara Alexandrina. "A Mãe-Terra tem tudo, como tudo se encontra no corpo da mulher. Força, coragem, vida e prazer."

(trecho do texto Parteiras da Floresta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que o Poder Infinito da Deusa e da Mãe Natureza purifique seus caminhos.