quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FEMINISTA SER OU NÃO SER EIS A QUESTÃO?



“As conexões com e entre as mulheres são as mais temíveis, mais problemáticas e as forças mais potencialmente transformadoras do planeta.”
(Adrienne Rich)

TUDO É INTER-LIGADO

“a Deusa era a Mãe mais-do-que-humana. Se for usado o termo Grande Mãe, deve ser entendido como a Grande Mãe Universal cujos poderes se difundem por toda a natureza, por toda a vida humana, por todo o mundo animal, por toda a vegetação" (Marija Gimbutas)


“Onde quer que o fanatismo antivital do princípio espiritual masculino seja dominante, o Feminino adquire uma feição negativa e perversa, precisamente em seu aspecto criador, mantenedor e intensificador de vida”.
(Catherine Despeaux)

"A mulher precisa de gritar a sua fúria para se libertar das grades morais, sociais e religiosas do Patriarcado." (Clarissa Pinkola Estes)

"Sempre fomos o que os homens disseram que nós éramos. Agora somos nós que vamos dizer o que somos."
(em As meninas de Lygia Fagundes Teles)

"Eu mesma nunca fui capaz de saber exatamente o que o feminismo é: apenas sei que as pessoas me chamam de feminista toda vez que expresso sentimentos que me diferenciam de um capacho de porta, ou de uma prostituta."
(Rebecca West)

"Tornei-me feminista como única alternativa
a ter que me tornar uma masoquista."
(Sally Kempton)


“A sabedoria tende a provocar discórdia, já a ignorância é quase sempre unânime..."
(Max Gehringer
)


Eu não tenho nem nunca tive certeza de ser feminista (ou do que significa ser feminista) mas de uma coisa eu tenho certeza, não me tornarei uma mera escrava, um joguete nas mãos do patriarcado...Se agir assim é ser feminista...Ora então o sou!

3 comentários:

  1. Femininas ou Feministas: Há uma diferença peculiar e, certamente a Grande Mãe é a representação do Femenino Sagrado. Quanto a Feminista... acho que se inclue como uma postura politica da mulher moderna face a sociedade em busca de direitos e igualdade...

    ResponderExcluir
  2. Direitos iguais e respeito à diferença...

    Z Budapest é um bom exemplo da união das duas faces femininas, além de mtas mais...

    somos femininas e feministas, uma coisa não exclui a outra... claro q hj o nosso feminismo não é o mesmo dos tempos passados, não somos sufragistas... agora elegemos presidentas... precisamos sobretudo agir politicamente pelas mulheres q ainda não podem gozar das conquistas do século passado...

    o despertar para o femnino sagrado virá nas entrelinhas e precisamos ter paciência com os tempos de cada uma...

    Bjins

    ResponderExcluir

Que o Poder Infinito da Deusa e da Mãe Natureza purifique seus caminhos.