"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ísis Bacante?


Heródoto conta que durante a celebração dos Mistérios os sacerdotes devotados ao culto da deusa Ísis introduziam os neófitos (jovens de ambos os sexos) nos subterrâneos do templo, onde decorriam as provas de iniciação. Estas incluiam práticas sexuais consideradas pelo autor grego como extremamente devassas, em que os sacerdotes disfrutavam sexualmente dos jovens iniciantes, antes das mesmas iniciarem a sua prostituição sacra com a restante população.

Heródoto refere ainda que, nas festas em honra de Ísis, homens e mulheres se amontoavam ao acaso nos barcos da procissão, onde realizavam orgias em honra da deusa. As mulheres tocavam castanholas e os homens flautas, enquanto outros grupos batiam palmas e cantavam ou berravam. Quando os barcos se aproximavam de lugares habitados, os navegantes gritavam frases obscenas e actos lascivos, para além de danças provocatórias, para chamarem a atenção dos habitantes.


Mas o clímax ocorria no interior do próprio templo da deusa, onde multidões desordenadas de peregrinos (Heródoto refere 700.000 pessoas numa única destas peregrinações) entravam num frenesim sexual, copulando até à exaustão com vários parceiros de cada vez. Este historiador conta que o furor sexual era de tal ordem que sucedia com frequência aos homens copularem com mulheres já cadáveres, mortas de exaustão durante estas práticas sexo-religiosas.

em parte acredito que o historiador tenha exagerado......



Nenhum comentário: