"A constelação familiar é um método pseudocientífico que tem gerado controvérsias. Embora seja usado no Brasil para mediação de conflitos judiciais, sociólogos e psicólogos alertam para seus riscos. Essa prática terapêutica, que consiste na representação do sistema familiar para resolver problemas ou traumas, não apenas ignora as ciências sociais e a psicologia, mas também viola os direitos humanos e reforça estereótipos sobre os papéis sociais de homens e mulheres. Além disso, pode desencadear ou agravar estados emocionais de sofrimento ou desorganização psíquica. Mesmo com essas críticas, o Ministério da Saúde aprovou sua inclusão nos postos de saúde em 2018, mas conselhos de classe e acadêmicos contestam seu uso no serviço público. Vale a pena refletir sobre essas questões antes de considerar a constelação familiar como uma opção de tratamento. "
Fontes:
'Pseudociência': especialistas alertam para riscos de constelação familiar
Jéssica Moura , Deutsche Welle
"Eu não sabia o que era aquilo, foi uma determinação judicial, ninguém me disse que eu podia não ir. O cara que conduzia disse que achava um desafio trabalhar com constelação de mães que acusam pais de abuso, que elas deveriam ser presas por deixar as crianças vulneráveis."
"Pamela (nome fictício), que participou de constelação familiar por decisão judicial…"
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/07/08/pseudociencia-especialistas-alertam-para-risco-de-constelacao-familiar.htm
Os riscos da polêmica terapia de constelação familiar
Jéssica Moura
"Entre os mais polêmicos ensinamentos do "psicoguru", como é frequentemente chamado pela imprensa alemã, está a de que as crianças vítimas de incesto pelo pai tenham compreensão para com o agressor e até mesmo aceitem o contato sexual: "A solução para a criança é que a criança diga para a mãe: 'Mamãe, por ti, eu o faço com prazer', e para o pai: 'Papai, pela mamãe, eu o faço com prazer'", "ensina" Hellinger.
As duas maiores associações de terapia sistêmica na Alemanha, a DGSF e a SG, externaram críticas aos métodos de Hellinger. "Também a prática real da constelação familiar deve ser vista de forma crítica, como eticamente inaceitável e perigosa para as pessoas afetadas", afirmou a DGSF em posicionamento oficial, em 2003, ao se distanciar da prática.
Na Alemanha, Hellinger é extremamente polêmico e já foi acusado de relativizar o nazismo. Ele é frequentemente lembrado como o autor de um controverso poema dedicado a Adolf Hitler, no qual pede ao leitor para que se identifique com o líder nazista, e até mesmo morou de aluguel, por algum tempo, no lugar onde ficava o segundo escritório de Hitler, em Berchtesgaden, no sul da Alemanha."
https://www.dw.com/pt-br/os-riscos-da-constela%C3%A7%C3%A3o-familiar-pol%C3%AAmica-terapia-pseudocient%C3%ADfica-que-%C3%A9-muito-popular-no-brasil/a-67574054
Os riscos da constelação familiar, polêmica terapia pseudocientífica que é muito popular no Brasil
"Em resposta a um pedido feito pela Lei de Acesso à Informação, o ministério comunicou que em 2022 foram feitas mais de 11 mil sessões de constelação familiar pelo SUS em todo o Brasil e que a pasta não oferece cursos de formação na prática aos profissionais de saúde."
(A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.)
https://www.terra.com.br/nos/os-riscos-da-constelacao-familiar-polemica-terapia-pseudocientifica-que-e-muito-popular-no-brasil,5affa87f79b12c71fb5edb23e00988cc82opn12d.html?utm_source=clipboard
CNJ discute se Judiciário pode usar constelação familiar para solução de conflitos
Relator do caso, conselheiro Marcio Luiz Freitas votou para proibir uso da técnica na Justiça. Pedido de vista suspendeu análise da questão.
Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília
"O que me parece é que a utilização deste tipo de prática, que tem num estereótipo de família, numa determinada concepção que é absolutamente misógina, que é absolutamente marcada por dogmas e leis imutáveis que são aplicáveis e que foram descobertas, e que não estão sujeitas à falseabilidade, que é o pressuposto de toda e qualquer ciência, é algo que não pode ser adotado como política pública", declarou.
"conselheiro Marcio Luiz Freitas, votou no sentido de proibir o uso da técnica no Poder Judiciário"
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/10/17/cnj-discute-se-judiciario-pode-usar-constelacao-familiar-para-solucao-de-conflitos.ghtml
O que é a constelação familiar – e quais são seus perigos
Sem aval do Conselho Federal de Psicologia, essa técnica se denomina uma terapia – mas é uma pseudociência baseada em misticismo e estereótipo...
Bruno Carbinatto
"Existem, é claro, relatos anedóticos de constelados e consteladores que afirmam que a técnica foi bastante eficaz e resolveu problemas diversos e/ou que trouxe melhora psicológica e física. Quem defende o seu uso costuma se referir a esses episódios pontuais para comprovar sua validade. Mas o oposto também ocorre."
https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-e-a-constelacao-familiar-e-quais-sao-seus-perigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário