"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


terça-feira, 7 de junho de 2011

O PRÍNCIPIO DE BERKANA



BERKANA, BERKANO, BJÖRK, BJARKAN

Enviado por Luciaurea para o Youtube em 25/03/2011

A Runa Berkana é um arquétipo muito importante no Sagrado Feminino. Nesta canção rúnica (Galdra), ouvimos seu nome como Björk.
Não conheço melhores palavras que as de Mirella Faur para sua descrição:

"Berkano é o poder gerador feminino que sustenta o processo de criação, manifestação, crescimento e decadência. Ela contém e guarda tudo o que foi concebido e também o protege e nutre até que chegue o momento propício para sua materialização; posteriormente também zela pelo seu desenvolvimento.
(...) Ela rege os quatro ritos de passagem da humanidade: nascimento, adolescência, casamento e morte. (...) Representa a Mãe Boa e a Mãe Terrível.
Todos os fenômenos da natureza estão sintetizados nessa runa; cada forma de existência tem sua unicidade em um certo momento, o ser, do qual é construído o porvir. (...) Sua forma reproduz os seios e o ventre em gestação (de perfil).(...)"

Beorc personifica os mistérios femininos, governa tanto a mãe quanto o filho. Sua energia é criadora, protetora e fortificante. Seu arquétipo está relacionado tanto ao equilíbrio do papel feminino (menina, adolescente, mulher, mãe, avó) quanto ao desequilíbrio. Berkana é autêntica. Nesse sentido, é tanto uma bênção quanto um alerta.

A música (Galdra, canto rúnico) é do grupo norueguês Wardruna
Disponibilizado por Luciaurea

http://www.youtube.com/user/luciaurea

2 comentários:

Elaine Figueira disse...

Oi Gaia Lil,

Venho sempre por aqui, principalmente quando preciso da inspiração da Deusa.

Linda postagem, linda cançâo sobre runas.

Elaine

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Agradeço muito pelo carinho Elaine...Que a Deusa continua a isnpira-la através da vida da arte e da natureza....Um grande beijo