"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DEUSA SEKHMET


SEKHMET
A SENHORA DAS FERAS



"Eu queimo e solto fogo
e arremesso dardos dos meus olhos
Eu estouro e rujo
minhas arestas são afiadas
e eu corto fundo
minha energia é forte e fogosa
e meu desagrado
tem de ser manifestado.
Embora algumas vezes eu seja gentil
posso ser muito emotiva.
Uma vez provocada
sou difícil de descartar.
Sou sempre adequada
sempre necessária.
Não tente livrar-se de mim.
Preciso ser reconhecida e ouvida.
EU SOU A RAIVA."


Visualize a imagem desta Deusa-Leoa, cheia de glória, no comando de suas forças e sexualidade.

Sekhmet se oferece para guiá-lo no desbravar dos segredos e mistérios da vida, pois ela não é somente guia, mas também protetora. Ela saltará para o seu interior e o ajudará a entender e lidar com a RAIVA.

Você aprendeu que é feio ter raiva e agora acha que é difícil expressá-la? Pois saiba que não é bom reprimi-la, pois a raiva pode acabar sofrendo um processo acumulativo, e quando menos você esperar ela deixa de ser RAIVA e pode transformar-se em ÓDIO. O ódio sim é um poderoso instrumento sem qualquer controle.
Sehkmet vem nos dizer que a raiva faz parte da nossa força. Portanto, não desperdice a sua raiva. Aprenda a expressá-la de modo que ela possa ser ouvida e entendida. Aprenda a transformá-la em algo bom, de modo que ela lhe fortaleça e lhe gere energia.

O caminho para a totalidade será vital quando você fizer da raiva uma aliada.

A Deusa Sekhmet, com cabeça de leoa era temível. Reinava sobre grupos de gênios emissários armados com instrumentos cortantes, que percorriam à terra trazendo consigo a doença, a fome, a morte, sobretudo durante os períodos delicados do calendário, nas épocas de transição em que o mal se precipita: a passagem de um ano para outro, o fim de uma década, o fim do mês e até o fim do dia e o início da noite. Para apaziguar o furor da Deusa, era preciso utilizar um amuleto ou uma estatueta que a representasse. A força maléfica transformava-se então em benéfica, o poder desembaraçava-se das suas escórias.
No último dia do ano a Deusa era invocada e palavras eram recitadas sobre um retalho de linho fino, no qual estavam desenhados os Deuses. O mago oferecia-lhes pão e cerveja, queimava incenso, fazia doze nós e colocava o tecido no pescoço de quem desejava ser protegido.

Sob o reinado de Amenófis III foram esculpidas muitas estátuas da Deusa Sekhmet. A Deusa é qualificada como "aquela cujo poder é tão grande quanto o infinito". Os epítetos presentes nas estátuas formam uma litania gigantesca que evoca uma Sekhmet-chama que repele a serpente e combate os inimigos do faraó. Uma força como esta é difícil de se manipular, porque pode destruir o mundo. Mas é graças a ela que o faraó conserva sua vitalidade. Está vivo entre os vivos, na condição de que Sekhmet seja apaziguada e dominada. Eis o motivo por que as estátuas de Sekhmet protegiam o acesso aos lugares sagrados, proibindo aos seres impuros e incapazes a entrada nos templos.
O ano ritual era encarnada pela serpente "uraeus" que, para simbolizar a multiplicidade dos dias, se desdobrava em 365 serpentes dispostas em torno da coroa real. Há 365 estátuas de Sekhmet: em cada dia é necessário conquistar os favores da Deusa para que ela dispense uma energia positiva e proteja o faraó, o templo e até as moradias dos particulares.

MITOLOGIA


Rá, deus do Sol e soberano do Egito, reinava em sua cidade Annu em um esplendido palácio a bordo de sua suntuosa barca. Mas os milênios foram passando e Rá envelheceu e seus súditos ao vê-lo observavam:

- "Vejam como nosso Rei envelheceu! Seus ossos são prata, sua carne ouro e seus cabelos de autêntico lápis-lazúli."

Tal desrespeito indignou tanto o Rei, que um belo dia ele resolveu punir a humanidade. Convocou o "Concilio dos Deuses" para votarem e decidirem o que fazer.

Assim que o olho de Rá voltou-se contra os blasfemadores e eles fugiram, como previsto, para o deserto. Rá resolveu então chamar a Deusa Hator e a transformou em Sekhmet (A Poderosa), feroz Deusa da guerra com cabeça de leão, que partiu em busca dos fugitivos.

Sekhmet, ávida por sangue e fora de controle, promoveu tamanha carnificina que pôs em risco a continuidade da humanidade. Rá preocupado, sabia que deveria agir rápido para que tal desgraça não acontecesse. Enviou então, mensageiros a Elefantina para que colhessem uma enorme quantidade de uma espécie de grão vermelho, que foram acrescentados a sete mil jarras de cerveja, para que tivesse o aspecto de sangue humano. Tal mistura foi imediatamente despejada e espalhada nos campos onde a Deusa pretendia prosseguir com a matança.
Na manhã seguinte, quando ela apareceu e viu a inundação e seu belo rosto refletido no líquido, não resistiu, bebeu muito do estranho líquido e embriagada acabou dormindo.

Ao acordar, sua fúria havia passado e a terrível bebedora de sangue se transformara na gata Bastet, a bebedora de leite.

A Deusa Sekhmet, era portanto, uma Divindade de três rostos (Hathor-Sekhmet-Bastet) e era adorada sob o nome de "Deusa do Norte", porque um de seus templos mais célebres, foi erguido no Norte do Egito. Era a Deusa do Sangue que presidia a guerra e a medicina. Alguns sacerdotes-médicos, reivindicavam o título de "Sacerdotes-de-Sekhmet-a-Leoa" e exerciam sua arte só no recinto do templo de Mênfis.
Sekhmet é uma divindade antiga cuja personalidade é difícil de captar, porque ela pode ser a Vaca cósmica (Hathor) que dá à luz ao Sol e também a Leoa (Sekhmet) e a Gata (Bastet). Em Bastet, por exemplo, o que predomina é a doçura.

DEUSA DO SOL


O Sol é o símbolo da manifestação de energia pura. Da luz solar depende o nosso metabolismo. O Sol é o centro de toda a existência e provedor de todo o tipo de vida.O astro que rege o ano de 2002 (21/03) é o Sol, assim sendo este é o ano dos deuses do Sol e entre eles encontramos Sekhmet, a nossa Senhora do Sol. Ela corresponde também ao ponto cardeal SUL e ao elemento FOGO. Ela representa tanto o fogo da paixão, como também o fogo da raiva da leoa-mãe que protege seus filhotes. Sekhmet é o fogo da vida que existe em cada um de nós.

"Você é da luz e a luz é de você. A luz está dentro de você e além de você." Cair nas graças de Sekhmet é compartilhar a universalidade da luz.

Como Sekhmet, possuidora do "o olho de Ra", ela transformará a Terra e como Hator a governará.

Sekhmet, Deusa Tríade de Mênfis era casada com Ptah, Deus das artes e dos ofícios, que deu forma ao mundo.
Seu centro principal estava em Mênfis, mas sua adoração também foi documentada em Luxor, Karnak e sobre todo o Egito. Sobre sua cabeça de leoa se observa um disco solar.

Quase 40 deusas são associadas com leoas. A cabeça de leoa é símbolo de força e poder de destruição de inimigos. É representada a maioria das vezes sentada em um trono, com o pé esquerdo à frente, sugerindo movimento.
Sekhmet foi profundamente temida por seus inimigos. Os ventos escaldantes do deserto eram sua respiração e os egípcios acreditavam que sua aura impetuosa cercava seus corpos. A praga e a peste foi criação dela. Considerada como "Senhora da Vida", foi considerada a "Patrona dos Médicos e Ortopedistas".

No período do ano em que os raios do Sol estão mais fracos, Sekhmet mostra seu lado mais generoso. Ela jamais deve ser tratada sem reverência, pois Sekhmet merece o nosso maior respeito e consideração. Segundo a lenda egípcia, ela tortura as pessoas malignas e desrespeitosas, mas é protetora dos fracos e desassistidos.

Seus poderes abrangem proteção, banimento e destruição do negativo.

Como parte de um arsenal contra a morte prematura, os egípcios usavam amuletos que mostravam o olho curador de Hórus, ou a imagem da Deusa Sekhmet. No princípio pensava-se que esses amuletos eram funerários, porém, atualmente, graças a umas escavações mais cuidadosas, se pode encontrá-los também em jazida de assentamentos, como nas casas de princípios do primeiro milênio a. C. em Khemenu (Hermópolis para os gregos, moderna Ashmunein no Egito Médio. Portanto, acredita-se que amuletos com a figura de uma divindade eram carregados em vida nesse tempo.

HORÓSCOPO EGÍPCIO

SEKHMET (16/03 ATÉ 15/04)
CONSTELAÇÃO ÁRIES

Sekhmet, considerada "o olho de Rá", é a Deusa que representa a guerra e a força. Áries possui Marte como planeta regente, o deus da guerra romano.

Os nativos de Sekhmet têm consciência de seu enorme poder, da sua grande vitalidade e potência física. Exercem imenso magnetismo, possuem senso de organização, são aventureiros ou inovadores. Entretanto, as pessoas menos evoluídas nascidas sob a influência desta deusa podem ser violentos, precipitados e impulsivos. Também são pessoas de bem pouca paciência e não aceitam conselhos de forma passiva.

É aconselhável ter muito cuidado com o rigor dos excessos, pois impulsos descontrolados podem acabar destruindo tudo e todos a sua volta. O casamento para os filhos de Sekhmet podem levá-los à alcançar o equilíbrio. Nunca esqueça, que a energia e a força devem ser usadas para construir o bem comum!

ARCANO DO TARÔ: A FORÇA

Sekhmet

Não é através da força física que dominamos as circunstâncias da nossas vidas e nossos destinos, mas sim à firmeza interior. Esta lâmina, simbolizando a Deusa Sekhmet, simboliza o poder do espírito, a energia controlada, a firmeza de caráter e a força do amor e da alma. O pleno domínio destas forças fazem com que haja o domínio da violência, da agressividade e do instinto selvagem.


RITUAL DE DANÇA COM SEKHMET


Procure um lugar onde você não possa ser interrompido e possa fazer barulho. Necessitará de um tambor, uma almofada ou um bastão. Você poderá sentar ou ficar deitado, o que achar melhor.

Sente-se ou deite-se confortavelmente. Respire e inspire bem devagar contando até oito por três vezes. Depois respire novamente e com os olhos fechados visualize uma bela praia (igual a qualquer uma de Floripa-SC!).

Sinta o cheiro do mar, escute o barulho das ondas e então perceba-se nela. Sinta o calor do sol que brinca sobre sua pele e a brisa fresca do oceano que a massageia. Chame Sekhmet e peça-lhe que venha em seu auxilio para ajudá-la a lidar com sua raiva. Ela aparecerá e se sentará em frente a você.

Neste momento é hora de perguntar-se: "De que eu tenho raiva?", e ouça a resposta. Sekhmet lhe dirá para você buscar sua raiva de modo tranqüilo e assegura que, se você chamar ela virá. Quando a encontrar, revivencie o incidente no qual você sentiu raiva, enquanto repete: "Estou com muita raiva". Diga qual o motivo de sua raiva. Sekhmet testemunhará todo o acontecimento e dirá: "Eu ouvi, você está zangada".

Ponha-se de pé em um lugar seguro da sua praia e continue repetindo: "Eu estou com muita raiva". Se estiver com o tambor bata nele com força. Se preferir bater na almofada ou usar o bastão para bater em algo, faça-o. Sekhmet está testemunhando toda sua raiva e gostando de você por isso, pois a raiva é sua e você TEM O DIREITO DE SENTI-LA. Vá fundo na sua raiva até senti-la que ela aos poucos vai se amenizando e se transformando em outra coisa.

Para encerrar, respire fundo, inalando toda a energia que você criou e transformou. Você se sentirá energizado e revigorado e então agradeça a presença de Sekhmet. Ela lhe pedirá um presente, que você dá de coração e em seguida seguirá seu caminho.

Respire novamente profundamente e abra os olhos.

Seja bem-vinda!

PEDIDO DE PROTEÇÃO



Por vezes precisamos de uma proteção rápida, mas não temos oportunidade ou tempo para efetuar um ritual completo de banimento. Entretanto, se entoar esses cantos com suficiente convicção e emoção, atrairá imediatamente a atenção da Deusa Sekhmet e obterá assim o seu auxílio.

Apanhe qualquer talismã que esteja usando e entoe suavemente:

"Senhora do Leão, da Batalha e da Espada,
Sehkmet, terrível Deusa, estabeleça proteção ao meu redor.
Quebre as paredes que me confinam. Ajude-me a me livrar
Dos inimigos e obstáculos.
Grande Senhora, Ajude-me!"


Imagine Sekhmet, com sua cabeça de leoa, mostrando suas afiadas presas. Sinta-a de pé logo atrás de você, seus braços esticados para lhe proteger, suas unhas como presas prontas para rasgar seus inimigos.


"Leoa da destruição e vingança,
Meus inimigos me circundam, buscando minha queda.
Livra-me de sua influência. Conceda-me a liberdade.
Ó poderosa e Terrível, amada de Ptah,
Atenda a meu pedido por proteção".

Texto pesquisado e desenvolvido por Rosane Volpatto

Fontes:

O Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashinsky
O Egito dos Faraós - Frederico Mella
Egyptian Myths and Legends - Donald A. Mackenzie
Egyptian Myths - George Hart
La Religión del Antiguo Egipto - Stephen Quirke
El grande Libro de la Mitologia - Editora Dastin; Madrid
Mitologia Universal - Neil Philip
O Mundo Mágico do Antigo Egito - Christian Jacq
O Livro Mágico da Lua - D. J. Conway

Um comentário:

dharmadhannya@gmail.com disse...

Sacerdotisa, lindo o texto e a pesquisa sobre Sekmet, muito grata por esta maravilha de Luz e energia. que a Deusa nos abençoe. dhannyael