"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


sábado, 30 de julho de 2011

JORNADA ESPIRITUAL



Soraya Mariani, focalizadora de grupos de espiritualidade feminina e coordenadora da atuante Cirandda da Lua, em São Paulo, nos conta aqui sua formação espiritual e o caminho que percorreu atrás de religiões semi-esquecidas e sistemas mágicos. Fala também sobre a bruxa contemporânea que vive nas cidades.


AS BRUXAS, AS DEUSAS E A MULHER

Dedico este artigo, primeiramente, aos grupos de mulheres que tenho o prazer de participar como facilitadora, a verdadeira Irmandade de Todas as Mulheres na Terra. A todas as mulheres que muitas vezes não conseguiram expor os seus desejos guardados no coração, a todas as minhas ancestrais de sangue e espirituais, as benzedeiras, parteiras, curandeiras, xamãs, as mulheres que injustamente arderam no fogo da inquisição, as mulheres que realizam os seus sonhos e escutam o bater do seu coração, as mulheres que nascem a cada instante e as que vieram antes de nós.
Aos homens que, seguros de si, conseguem contemplar as mulheres, valorizando as suas conquistas.
À Mãe Terra que tanto nos cobre de bênçãos, e a todos os seres!

Desde muito pequena, sinto-me atraída pela natureza e todas as suas manifestações. Tive a feliz oportunidade de ser criada em um local propício para satisfazer este anseio, e ainda recebi o presente de ser educada na maior parte de minha infância pela minha avó, hoje com 94 anos muito bem vividos. Mulher de imensa sabedoria e simplicidade, benzedeira, herança que recebeu de nossas ancestrais, conhece divinamente as propriedades fitoterápicas das plantas e tem o talento de acalentar todos os seres vivos.
Vovó também é “Encantadora de Histórias” e, como ninguém, consegue alimentar a alma das pessoas com suas palavras. Neste ambiente acolhedor, neste ninho, pude a cada dia me encantar com o universo dos reis, rainhas, príncipes, sapos, bruxas, fadas... minha avó intuitivamente nos ensinou a lidar com as perdas, a amar a vida, a celebrar as fases da lua e a todo instante nos ensinou que estar vivo é a grande Magia!
Cresci e na minha busca pelos “mistérios da vida”, participei de diversos grupos de estudos, cursos e trabalhos relacionados ao meu crescimento espiritual, nesta busca deparei-me com religiões semi-esquecidas e sistemas mágicos surgidos em distantes pontos de nosso planeta. Dediquei-me ao estudo da “velha religião”, do paganismo, da bruxaria, do xamanismo, das danças circulares sagradas e de práticas ligadas ao reencontro do homem com a Natureza.
Além deste trabalho de pesquisa, fiz faculdade de artes, pedagogia e me especializei em arte terapia.
Os conceitos que “colhi” com meu estudo e o trabalho terapêutico que realizo há alguns anos com grupos e atendimentos individuais tocaram profundamente a minha alma.

Dentro desta busca, encontrei uma Grande Deusa Ancestral e as palavras de Dion Fortune passaram a ser meu lema:


“E a ti, que buscas me conhecer, eu digo: tua busca, teu anseio de nada te servirão sem o conhecimento do mistério de que, se aquilo que procuras não encontrar dentro de ti mesmo, jamais o encontrarás fora de ti. Pois, vê, sempre estive contigo – desde o começo - e sou aquilo que alcança além do desejo.”


Percebi que esta Deusa habita o meu ser, como está em toda parte, pois Ela é o todo e nós somos partes dela.
Descobri que a bruxa, aquela dos contos de fadas que fascinam e ao mesmo tempo causa repulsa, tem origem muito antiga, e o que mais me encanta é perceber que, mesmo após anos de perseguição, a imagem da bruxa é tão forte que sobreviveu.
Mas afinal, quem são as BRUXAS?
Acredito que toda mulher tem seu lado bruxa, o lado selvagem que nos faz entrar em contato com a nossa sábia interior, a nossa curandeira.
A Bruxa é aquela que busca, conhece e utiliza as suas potencialidades, exercita e fortalece, através delas, seus talentos e possibilidades de transmutar as energias. Ela muitas vezes não pertence a nenhum culto ou religião específica, é adepta e praticante da antiga magia da terra, aquela que nossas ancestrais praticavam usando as forças da Natureza manifestadas na terra, no ar, no fogo e na água. Praticante da arte da transformação, a qual pode conviver serenamente ao lado de qualquer crença religiosa, sem interferir no respeito a esta.
A Bruxa Contemporânea tem sua arte pautada na poesia, na beleza, na sabedoria, na originalidade, na harmonia com os ciclos da natureza, nas fases da Lua, na alegria de cantar, dançar e no encantamento de viver.
Ela compreende os Segredos do Sagrado Feminino, luta pela sua liberdade, orgulha-se de sua sabedoria, vivencia plenamente suas intuições e emoções, ancoradas em suas razões. Ela reverencia as Deusas, aquelas que foram cultuadas por milênios como criadoras da vida e do mundo. Ela sabe que o culto à Deusa não significa colocar uma mulher na chefia, em vez de um homem, e sim uma reavaliação de valores radical de funções e de abordagens, que estimule uma cooperação maior.
A Deusa vive dentro de cada um de nós, ela clama para que sejamos verdadeiros para conosco, de modo que possamos ser verdadeiros para com os outros e verdadeiros para com ela.
Ela é a inspiração e o poder que existe dentro de nós!
Se você chegou ao final desta leitura, interessados e envolvidos pelo que aqui foi colocado de forma tão simples e seguindo a linguagem do coração, você está sendo chamado pela Grande Deusa, pela sabedoria de teus antepassados, pelo reencontro com a Terra.
Saiba que você não está sozinho neste caminho.
Agradeço a você, leitor, com flores do meu jardim, pois cada palavra deste artigo tem enorme significado na minha Jornada Pessoal.

Soraya F. Mariani
Psicoterapeuta, Psicopedagoga, Arteterapeuta e Focalizadora de grupos de espiritualidade feminina
http://www.ciranddadalua.com.br
ciranddadalua@yahoo.com.br
SÃO PAULO/SP

IN: ABSOLUTA ONLINE

2 comentários:

Elaine Figueira disse...

Adorei a postagem, já conheci a Soraia nas Conferências de Wicca e paganismo e gosto muito do seu trabalho. Tive uma avó assim, não tão letrada (era analfabeta), mas era benzedeira e sabia tudo sobre ervas, sobre lua e animais. Assim fui criada e amei esta fase de minha vida,

Bençaos plenas,

Elaine

Cirandda da Lua disse...

Gratidão amores e amoras por compartilhjar e tornarmos este sagrado universo preenchido de palavras e sentimentos de todos que cultuam e amam a vida, a deusa....
Milhares de bençãos de Afrodite e de todos os antigos deuses e deuses de todas as culturas!
amor sempre bjs