"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


sábado, 29 de dezembro de 2012

A "CRISE" ATUAL

CRISE NO PATRIARCADO





A estrutura caractereológica do homem atual (que vem perpetuando uma cultura patriarcal e autoritária desde há entre 4 a 6 mil anos) caracteriza-se por um encouraçamento contra a natureza dentro de si mesmo e contra a m
iséria social que o rodeia. Este encouraçamento do carácter está na base da solidão, do desamparo, do insaciável desejo de autoridade, do medo, da angústia mística, da miséria sexual, da rebelião impotente, assim como duma resignação artificial e patológica. Os seres humanos adotaram uma atitude hostil àquilo que dentro deles mesmos está vivo, mas de que se afastaram. A origem desta alienação não é biológica, mas social e económica e não é detetável na história humana antes do surgimento da ordem social patriarcal.

WILHEM REICH
La Función del Orgasmo
citado por Cacilda Rodrigañez Bustos, em El Assalto al Hades

Imagem: Magritte
IN:: http://adeusanocoracaodamulher.blogspot.com.br/2012/10/crise-no-patriarcado.html

2 comentários:

Hamanndah disse...

Eu me tornei mais fâ de Williem Reich depois deste texto.

Como é bom existirem homens como ele. Ele morreu há muito tempo, e mais velho que meu finado avô e tinha esta lucidez não-machista.

Meu avõ materno era um homem do seu tempo, mas, pelo menos, ele respeitava muito e era muito carinhoso com minha avô, Para um homem que nasceu no século XIX, ele era ótimo, mas tem alguns homens que nasceram no século XX que vamos respeitar....

bjs a todas(os)

Pallatus Heinrich disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.