"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


sábado, 6 de dezembro de 2008

Malalay Joya uma mulher guerreira!!!


Wikipedia

Malalai Joya, falando em Austrália. De acordo com BBC “Malalai Joya é um dos PM os mais populares em Afeganistão”
Malalai Joya (persa: o ملالیجویا) (carregado abril 25, 1978) é um político afegão que seja chamado “a mulher a mais brava em Afeganistão.” Como um membro eleito do parlamento da província de Farah, delatou publicamente a presença do que considera caudilhos e criminosos de guerra no parlamento.
Em maio 2007, Joya foi suspendido do parlamento considerando que tinha insultado representantes companheiros em uma entrevista de televisão. Sua suspensão, que está sendo apelada atualmente, gerou o protesto internacional e as apelações para seu restabelecimento foi assinada por escritores do alto nível, por intelectuais tais como Naomi Klein e Noam Chomsky, e por políticos que incluem membros do parlamento de Canadá, de Alemanha, do Reino Unido, de Italy e de Spain. Joya foi comparado ao símbolo do movimento da democracia de Burma, Aung San Suu Kyi. Foi programada endereçar o Parlamento Europeu em maio 2008. De acordo com um artigo nos editores semanais, Joya está escrevendo atualmente uma memória com a torre canadense O'Keefe do escritor.

vida adiantada e pessoal
A filha de uma estudante de Medicina anterior que perdesse um pé ao lutar a invasão soviética de Afeganistão, Malalai Joya tinha 4 anos velha quando sua família fujiu Afeganistão em 1982 aos acampamentos de refugiado de Irã e de um Paquistão mais atrasado. Após a retirada soviética, Malalai Joya retornou a Afeganistão em 1998 durante o reino do Taliban. Como uma mulher que nova trabalhou como um activista social e foi nomeada um diretor do grupo não governamental, organização de promover as capacidades das mulheres afegãs (OPAWC) nas províncias ocidentais do coração e do Farah. É casada.


discurso histórico no Loya Jirga
Malalai Joya ganhou a atenção internacional em dezembro 2003 em que, como um delegado eleito ao Loya Jirga se reuniu para ratificar a constituição de Afeganistão, falou para fora publicamente de encontro à dominação dos caudilhos. Na resposta, Sibghatullah Mojaddedi, chefe do Loya Jirga chamou seu “infiel” e “comunista”. Tem sobrevivido desde então a quatro tentativas de homicídio, e viaja em Afeganistão sob um burqa e com guardas armado.
O compartimento do pulso do mundo (edição 1, 2005) escreveu:

… Quando seu tempo veio fazer aos seus 3 a indicação minuto, rebocou seu lenço preto sobre seu cabelo, intensificado ao microfone, e com eletricidade emocional fêz o discurso que alteraria sua vida.
Depois que falou, houve um momento do silêncio chocado. Então havia um alvoroço. O macho mujahideen, alguns que tiveram literalmente injetores em seus pés, apressados para ela, shouting. Foi trazida sob a proteção de forças de segurança do UN.
Em uma nação onde pouco desafio dizer alto a palavra “caudilho”, Joya falasse ferozmente de encontro a uma proposta para apontar membros elevados dos cleros e líderes fundamentalistas para grupos de planeamento do guia. Objetou que diversos daqueles líderes religiosos eram os criminosos de guerra que devem ser tentados para que seus heróis nacionais das ações-não influenciem o governo novo.
Apesar dos comandos do presidente do conjunto, Joya recusou desculpar-se.

A posição controversa de Joya de encontro a outros membros do Loya Jirga ganhou-lhe muita popularidade assim como a desaprovação pesada de seus oponentes políticos.

fonte Wikipedia

Nenhum comentário: