"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EM BUSCA DA VERDADEIRA AFRODITE


Palavra de Afrodite

Vinda do Mar
Nascida para o amor
Quem poderá escapar ao Meu Poder?
Cada toque da pele com, Meu Dom Invocado
Se torna mais suave
Cada perfume, de mirra, jasmim à rosas
Torna o desejo mais suave...Mais poderoso...
Qual jovem pode abrir mão de meus dons?



Desde que surgiu das espumas das ondas do mar na célebre concha de Vieira, artistas a pintaram e esculpiram, poetas reverenciaram sua beleza e músicos a cantaram em melodias. A deusa Afrodite sempre ocupou um lugar de destaque no Olimpo. Para mérito eterno dos gregos, eles jamais se dispuseram a lançar fora suas divindades femininas em favor de um único Deus Pai como fizeram os primeiros judeus e cristãos. E assim, Afrodite pode permanecer, junto com outras deusas, continuando a ser muito amada, embora ocupando uma posição um tanto ambígua nas margens da sociedade urbana grega.
Em nossa época,
Afrodite dá toda a impressão de ter trocado o Olimpo por Hollywood. Grandes beldades das telas e passarelas como Maryln Monroe, Sharow Stones e nossa querida Gisele, parecem ter encarnado a nossa amada deusa. Entretanto, não pára aí, pois seu culto é universal! Diariamente, em seriados, em novelas da TV, romances vendidos em banca de revistas e escândalos políticos, revivem histórias imemoriais de paixão, ciúmes, inveja e traição.


Nunca uma deusa foi tão íntima e pública como Afrodite!Ela é antes de tudo uma presença sensual, como um sol vibrante, brilha e despedaça corações. É fácil identificá-la, adora roupas caras, jóias, perfumes e adornos de todo o tipo. Hoje ela domina o mundo da moda, cosméticos e o glamouroso universo do cinema e revistas.
Graças ao seu talento em manobrar sentimentos e os projetos criativos do homem, a mulher-Afrodite consegue manifestar o que Jung chamou de "anima"do homem. Quando apaixonada ela aumentará tremendamente a confiança de seu amado, pois acima de tudo, Afrodite quer que seus relacionamentos amorosos tenham coração.
A mulher-Afrodite não dá a mínima para as exigências sociais de um "bom casamento", que é o desejo de Hera. Considera o amor maternal de Deméter muito unilateral e o "casamento de mentes verdadeiras" de Atena excessivamente mental. Mas a lição mais dura para a mulher-Afrodite é a que no mundo de hoje, ela será sempre "a outra" para a maioria dos homens.Isto faz parte do antigo triângulo arquétipo característico do universo, da qual poderá estar envolvida diversas vezes ao longo da vida.
A liberdade sexual de Afrodite não pode ser tolerada por nenhuma esposa, pois ameaça a própria estrutura da sociedade patriarcal. A instituição do concubinato ou da prostituição é na realidade um resquício mutilado das grandes sociedades matrilineares da antiguidade que adoravam a Grande-Mãe.
Para a maioria das pessoas, é mais seguro deixar que Afrodite viva exclusivamente na imaginação dos livros, filmes, TV e mexericos.
Grande parte das chagas da mulher-Afrodite decorrem do fato de ela estar alienada das outras deusas
. Ela seria beneficiada com a capacidade de raciocínio de Atena. Também, se conseguisse superar sua aversão a Hera, poderia pedir a ela que a ajudasse a obter respeito social e um lugar mais confortável no mundo moderno.
Gostaria de concluir este texto dizendo que Afrodite está recuperando a dignidade e poder de outrora. Mas, infelizmente isso não acontece. Viver plenamente como mulher-Afrodite é tarefa difícil e dolorosa, sob muitos aspectos. É bem mais confortante viver confiante e protegida em Atena, ser esposa de empresário como Hera, reclusa como Artemis ou tornar-se mãe de todas as criaturas como Deméter.
Rosane Volpatto



Para mim o que falta mulher que deseja sinceramente encarnar os dons da Deusa do Amor, é uma personalidade mais solida que posso controlar e manobrar a sensualidade e os desejos, sem de forma alguma nega-los, pois como sabemos negar o poder do feminino pode trazer serias consequencias sobre a psique feminina.Num estudo mais apurado sobre Afrodite o que se descortina no entanto, é que de um modo ou de outro ela não é assim tão alienada. Nos mitos Afrodite apresenta uma força de carater não para com os outras, mas para consigo mesma protegendo sempre sua individualidade e sempre apta a terminar um relacionamento quando este não lhe rende frutos. Ainda por cima disso Afrodite evoca forças masculinas da criação provinda da Grande Mãe ( o Céu) e as forças femininas ( A Terra) que juntas simbolizam a união dos opostos , do masculino e do feminino ( próprio filho de Afrodite , Hermafrodito une as naturezas femininas e masculinas.)
Afrodite ao contrario do que pensaram os religiosos cristãos não é de forma alguma uma deusa promiscua, pois ela pensava com o coração e apesar de terminar um relacionamento quando bem entendia, ela dava sua alma enquanto essa relacionamento durasse e lhe desse frutos.
Afrodite trabalha com uma sexualidade mais livre, "que seja eterno enquanto dure", e não era fantasiosa, fica enamorada mas tinha liberdade de vestir suas roupas no dia seguinte e ir tratar de seus compromissos, como levar fertilidade a Terra, ao Céu e ao Mar, atrair as forças opostas da criação a se unirem...
A verdadeira Mulher- Afrodite é uma mulher segura de sua sexualidade e de sua integridade que não se importa com os valores da sociedade patriarcal - ela busca o prazer sexual, mais também é mais que isso, ela vai em busca de um amor universal, uma força criadora que a movimenta e alimenta, que a faz se expandir em direcção a mais alta luz dourado, a uma nuvem rosada, para mais próxima de Si própria e da Sua Alma.(sem depender de homem ou mulher algum para se realizar nessa busca...)
É também busca uma beleza natural, sem conceitos falsos, nem máscaras, que são tão estimulados pela nossa sociedade actual( excesso de maquiagem, cilicone, cirurgia no rosto , no peito e na bunda e mais um sem par de salamaleques...roupas caras , que no fim são tão iguais ou bonitas quanto as compradas com menos dinheiro...)
Gaia Lil

Nenhum comentário: