"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NIX, A DEUSA DA NOITE PRIMORDIAL


Eu vôo pela Noite e encanto os céus
Tudo absolutamente tudo nasceu de Meu Útero
Tudo me pertence
E Tudo volta a minha Escuridão
No meu caminho não a escapatória
Eu envolvo a Terra e Todo Cosmos
Porque Sou Nix
A amada e a desamada
Aquela que provem do profundo abismo de si mesma
Todas as dádivas da Noite de mim provem
E para mim Voltam
Pelo vento pelo sopro e pelas Águas
Eu Movimento a vida
Eu existo antes do Tempo
Sou Atemporal e imemorial
Eu provenho do vento mais profundo
Do Coração da Deusa....




Nix é uma deusa primordial, nascida do Caos, sendo a mais velha filha deste. Nix foi a primeira criatura a emergir do vazio. Isso significa que Nix era irmã de algumas das mais antigas deidades do mito grego, incluindo Érebo (a Escuridão), Gaia (a Mãe Terra) e Tártaro (Trevas abismais) e Eros (o amor da criação). Dessas forças primordiais sobreveio o resto dos deuses e deusas gregas.Nix foi responsável por dar origem a muitos filhos divinos. Personificava a noite como divindade feminina. Uma das melhores fontes sobre esta deusa provém da Teogonia de Hesíodo. Muitas referências são feitas a Nix nesse poema que descreve o nascimento dos deuses e deusas gregos. E explicação é simples. Nix desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência. Na tradição Órfica, todo universo e demais Deuses primais nasceram do Ovo Cósmico de Nix.Nix, cuja raiz é o indo-europeu e significa "trevas superficiais ou superiores", habita o extremo Ocidente, enquanto Érebo personifica as trevas subterrâneas, inferiores.Nix percorre o céu, coberta por um manto negro, sobre um carro puxado por quatro cavalos negros e sempre acompanhada das Queres. Certos poetas a consideram como mãe de Urano e de Gaia; Hesíodo dá-lhe um lugar entre os filhos do Caos com o posto de Mãe dos Deuses, porque sempre se acreditou que Nix e Érebo haviam precedido a todas as coisas.Nix é a patrona das feiticeiras e bruxas, é a Deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite. Homero se refere a Nix com o epíteto "A domadora dos homens e dos deuses", demonstrando como os outros Deuses respeitavam-na e temiam esta poderosíssima deidade.Também chamada de Nyx, Nox, Eufrone, Eulalia ou Noite.Nix, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos, assistindo assim ao universo sem ser notada. Zeus tem um enorme respeito e temível pavor da Deusa da Noite.Nix aparece hora como uma deusa benéfica, que simboliza a beleza da noite (semelhante a Leto) e hora como cruel deidade Tartárea, que profere maldições e castiga com terror noturno.A maioria dos filhos de Nix são divindades que habitam o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis e que nenhum outro deus poderia conter. Segundo Ésquilo, as Erínias (Fúrias) seriam filhas de Nix.Nix era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas, e também se acreditava que ela tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de deuses.Conhecia o segredo da imortalidade dos deuses podendo tirá-la e transformar um deus em mortal, como ela fez com Cronos após este ser destronado por Zeus.


Nenhum comentário: