"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


sexta-feira, 2 de julho de 2010

OS MISTÉRIOS DA MÃE


..."o Cristianismo é uma religião do mistério pai-filho, os Mistérios Euleusianos mãe-filha tratavam da morte e regresso - como ressurreição, renascimento ou reunião -e de certo modo, o iniciado podia, então, compartilhar o destino da deidade que ultrapassara o reino dos mortos."

Jean S. Bolen

OS MISTÉRIOS DAS MULHERES

“Antes de falarmos na questão dos Mistérios das Mulheres, devemos ressuscitar o significado originário da palavra mistério. Na maior parte das livrarias, sob a etiqueta “Mistérios”, encontramos livros acerca da resolução de crimes. Porém num contexto espiritual, um mistério é uma verdade religiosa que apenas se pode saber por revelação. Vem da palavra grega mystes, que durante dois milénios, antes do cristianismo pelo menos, estava associada a Elêusis, o recinto sagrado da Deusa-Mãe Deméter e a sua filha Perséfone. O iniciado, ou mystes, passava por uma profunda experiência transformadora que ele, ou ela (porque ambos os sexos participavam), tinha de se manter em segredo. E o segredo foi mantido até um ponto avançado de era cristã (os ritos praticaram-se até 396 D.C.)


Todos sabemos que as pessoas não podem depender dos segredos guardados, no entanto esse nunca foi contado, o que indicia a probalidade de ser um dos que não podiam ser revelados por palavras. O mistério deve ter sido a experiência em si, uma revelação inefável que transforma o participante num iniciado que nunca mais temeria a morte, como nos disseram.

O que sabemos do mito de Deméter e Perséfone celebra a reunião da Deusa-Mãe com a Filha, que fora raptada por Hades para o mundo inferior. Pode partir-se do princípio que, como o Cristianismo é uma religião do mistério pai-filho, os Mistérios Euleusianos mãe-filha tratavam da morte e regresso - como ressurreição, renascimento ou reunião - e de certo modo, o iniciado podia, então, compartilhar o destino da deidade que ultrapassara o reino dos mortos.

Os dois assemelhavam-se também no culto a uma Divindade com três aspectos: a divindade abrange, Pai, Filho e Espírito Santo, enquanto a Deusa era homenageada, nos seus três aspectos, como Donzela, Mãe e Anciã. Em Eleusis, pode muito bem acontecer que a Anciã fosse algo de semelhante ao Espírito Santo, por ser um espírito.”

Travessia para Avalon - Jean Shinoda Bolen

Publicado por Rosa Leonor em MULHERES E DEUSAS

4 comentários:

Unknown disse...

seu trabalho não é em vão.meu filho
é adorador da Deusa,e eu sou cristã
o que leio aqui ajuda muito compree
nder e respeitar as diferenças.
beijos.

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Sueli agradeço profundamente seu comentário pois ele me dá mais esperanças.
Como sacerdotisa envio a ti a o seu fiho, as bençãos da Mãe, espero que possa aceita-las.

Abraços

Unknown disse...

aceito sim com muito amor,meu filho esta morando na holanda,ele é
o melhor filho do mundo tem 22 anos
eu tenho 42,sou linda e feliz graças a meu filho e a sabedoria que ele tem.Gaia seja muito feliz,
saiba que o que você escreve me ajuda muito a entender a vida.
com amor:sueli.

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Eu agradeço muito o seu carinho.
Obrigada o incentivo das leitoras ajuda a manter este trabalho de pé!