"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


quarta-feira, 22 de julho de 2009

A FORÇA DA CONTINUIDADE


"Uma jovem Mariam está sentada junto a à mesa,fazendo uma boneca à luz de uma lamparina a óleo.Está cantarolando.Tem o rosto suave e juvenil,o cabelo foi lavado e esta penteado para trás.E não lhe nenhum dente.Laila a vê colar pedaços de lã na cabeça da boneca.Em poucos anos,essa menina vai ser uma mulher que pede muito pouco da vida,que nunca incomoda ninguém,que nunca deixa transparecer que ela também tem tristezas,desapontamentos,sonhos que foram menosprezados.Uma mulher cuja generosidade , longe de ser contaminada,foi forjada pelas turbulências que se abateram sobre ela.Laila já consegue ver algo nos olhos daquela menina,algo tão arraigado que nem Rashid nem os talibãs conseguiram destruir.Algo tão rijo e inabalável quando um bloco de calcário.Algo que,afinal,acabou sendo a sua ruína e a salvação de Laila.A menina ergue os olhos.
Deixa a boneca de lado.E sorri

'Laila jo?'"
contra-capa,A Cidade do Sol de Khaled Hosseini


Sinceramente eu tenho acompanhado muito pouco a situação das mulheres afegãs,mas sei que estão em fome e em miséria e não é nem preciso pesquisar um pouco em livros e jornais para se dar conta disso.Na verdade não sei bem o que aconteceu para que eu cita se esse livro,só o que achei muito interessante o que estava escrito na contra capa.É um livro que minha mãe me deu e ainda estou lendo-o.É interessante mas ao que li o principio da historia é profundamente triste.O autor o dedicou a todas as mulheres afegãs e de certo modo as mulheres que faziam parte de sua família.A força da continuidade é com certeza a força mais marcante no feminino nesta era em que vivemos,além da beleza,além da sabedoria,o que mais vejo as mulheres fazerem é continuar.Tocar a vida,criar seus filhos,salvar a sua vida e a vida deles.E por ultimo caso ela tenha filhos,sacrificar a si própria para salvar seus filhos.Gostaria que as mulheres pudessem sair deste padrão mártir imposto(sim, imposto!)pela sociedade,porque nenhuma delas escolheu sofrer.Nenhuma mulher no mundo escolhe ser pobre ou não ter ensino(ou com mais frequência os dois).Isso me leva a crer que além da beleza,sabedoria ou sexualidade , maior habilidade feminina é a continuidade.Espero que pelo bem desse planeta nos continue mos.Mas não como sofredoras e sim como portadoras do sagrado.Isso é difícil,a quem diria até impossível,e sei que não a muitas esperanças,mas se formos fieis a nos mesmas e a Deusa ,creio que poderemos mudar em alguma coisa.E por mais que pensemos em desistir não desistimos.Continuamos,como Mariam,como um rio.
Gaia Lil

Nenhum comentário: