"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CHANTICO FOGO FEMININO


CHANTICO, A DEUSA DO FOGO E DOS VULCÕES

Chantico é a Deusa do fogo terrestre, que situa-se no fogão da casa, frente ao qual se fazia várias cerimônias ao dia.

Chantico foi a primeira mulher a não jejuar antes de fazer uma oferenda aos deuses e foi castigada por Tonacatecuhtli, "Senhor dos Mantimentos" que a transformou em um cão.
Outro aspecto importante desta deusa, é que a ela se atribui, com a participação de outros deusas, a invenção da joalheria. Mas, a ela em particular, foi concedia e invenção dos cosméticos.

Foi especialmente venerada pela associação dos joalheiros, assim como, pelos gravadores de pedras, lapidários e polidores.
O nome com que aparecia no "Calendário Asteca" era Chiconahui Itzcuintli. Era no seu dia que os bruxos se transformavam em diversos animais e as bruxas, chamadas de mometzcopinqui, exerciam seu maior poder.

ARQUÉTIPO DA FEMINILIDADE

Chantico é representada na lâmina 63 do Códice de Borgia, devidamente adornada, tal qual a deusa Xochiquetzal, ressaltando a sua feminilidade.

Sua beleza é delicada e radiante. Seus atavios são extremamente bem elaborados e belos. Ostenta uma vistosa cabeleira coberta com uma coroa de tela, com listras em tons de amarela, branco e vermelho e suas orelhas apresentam-se adornadas com círculos brancos. O centro da cabeça o "zoyalemalli", está especialmente ressaltado nesta composição. No nariz ela leva "yacapapalotl", fabricado com mosaicos turquesa, assim como em suas orelhas pedem peças de pedra café e uma pele com pequenas penas brancas e uma jóia branca de cristal. Seus colares são de ouro e turquesa e porta braceletes muito belos. Sua saia branca apresenta adereços com retângulos bicolores em negro e vermelho. Todos os seus atavios dispostos harmoniosamente, se completam com suas sandálias brancas.
De maneira similar as outras deusas do Códice Bórgia, Chantico também posa sobre o "icpalli", com a mesma conotação de hierarquia, poder de Mãe Protetora.

Chantico é o arquétipo da feminilidade, da delicadeza e da graça. Corresponde ao eterno feminino tão pregado através da história. Mas também, representa a força que propicia as artes mágicas.

Chantico é protetora da vida em família, da esposa e da mãe. Como deidade do fogo e das instituições e instintos femininos, participa de todos os ritos relacionados à adivinhação. Deve ser invocada no início de uma vivência. É também a deusa da fertilidade. Simboliza o prazer e a dor juntos. Ela governa a abundância das pedras preciosas da terra.

Os guerreiros rendiam-lhe homenagens antes de irem para uma batalha.

Chantico é também a Deusa dos Vulcões.

RITUAL À CHANTICO


Um ritual bem simples pode ser realizado à esta deusa visando à busca de sua benção. É só queimar um pouco de lenha em sua lareira. Procure, entretanto reunir toda a família para um almoço ou jantar. Acenda a sua lareira (pode ser churrasqueira) e inicie sua confraternização, invocando antes a presença da deusa Chantico.

Se a madeira queimar até o fim, é sinal de bom-agouro. Nesta caso, suas cinzas de converterão em poderoso talismã para a fertilidade. Coloque-as dentro de um frasco qualquer e carregue sempre consigo.

Se você não possuir lareira, nem churrasqueira, queime no centro da sua mesa festiva uma vela vermelha, adornada com ramos de pinho à sua volta. Pode colocar também sobre a mesa um vaso com cactos (símbolo da deusa).

O fogo aceso no seio da família trás união. Ele é também símbolo de representação da força vital. e social e possui múltiplas expressões míticas.

ORAÇÃO À DEUSA CHANTICO

Ardam as tochas do Fogo da Vida
Chamamos a deusa Chantico
Para que através de seu fogo sagrado
Aqueça e abrande
O coração de todos os homens
Que mulheres: filhas, esposas, mães e amantes
Possam ser capazes de oferendar
o melhor de si mesmas
Amando suas famílias,
comunidade e todo o planeta
Elas são as sustentadoras de toda a vida
Criadoras da Evolução terrestre
Permita-lhes que sejam firmes e decididas
Nas suas missões individuais
Que as trouxeram para este mundo
Que suas benção deusa Chantico
Recaia sobre todas elas e
As ajude no cumprimento
De tão grandiosa tarefa.
Que assim seja!



Texto pesquisado e desenvolvido por
Rosane Volpatto

Nenhum comentário: