"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


sábado, 30 de janeiro de 2010

MÃE ÉGUA


“Uma égua está sempre no topo da hierarquia. Éguas ensinam e protegem as crias; a influência delas dura uma vida inteira. Não há um garanhão que uma égua não consiga intimidar e afugentar. Éguas podem colocar para correr qualquer garanhão não desejado. Um garanhão pode afastar um predador do bando, mas uma égua perseguirá e tentará matá-lo. Um cavalo macho sempre estará sujeito pela autoridade da égua líder.” (Terry Goodkind, ‘Stone of Tears’)

Epona

Importante Deusa Celta e uma das mais antigas em seu culto, sempre ligada a cavalos. Inicialmente cultuada na Gália, foi cultuada por grande parte dos Celtas e chegou a ser cultuada até em Roma como a Deusa tríplice Eponae. Epona foi a única Deusa Celta a ser citada no panteão Romano, tinha grande popularidade entre a cavalaria, e seu festival era celebrado em Roma no dia 18 de dezembro. Epona é normalmente representada montada em um cavalo branco, símbolo de espiritualidade. Ela tem um cachorro ao seu lado, carrega uma serpente em uma das mãos e uma espiga de milho em seu colo. Em outras representações aparecem um pássaro e um potro em sua companhia. Essas imagens dizem muito sobre como ela era vista, Epona é uma Deusa de fertilidade e abundância, em alguns lugares ela foi cultuada e representada como uma Deusa tríplice. Na Irlanda acredita-se que ela quem traz os sonhos, bons e ruins. Provavelmente a partir de seus mitos surgiram outras Deusas associadas a cavalos, como Macha e Rhiannon.

Nenhum comentário: